top of page
Buscar

73% dos bares e restaurantes da Bahia projetam aumento de faturamento no Carnaval de 2026

  • Foto do escritor: imprensalab imprensalaboratoriodanoticia
    imprensalab imprensalaboratoriodanoticia
  • há 2 dias
  • 2 min de leitura
Crédito das Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Crédito das Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil


Subsetor de alimentação fora do lar chega à folia com expectativa positiva e cenário financeiro mais estável

 

A maioria dos bares e restaurantes da Bahia espera faturar mais no Carnaval de 2026. Pesquisa da Abrasel Bahia, realizada entre os dias 12 e 20 de janeiro, aponta que 73% das empresas do setor de alimentação fora do lar projetam crescimento no faturamento durante a festa, em comparação com o Carnaval de 2025, no estado.

 

Do total de empresários que projetam aumento, 21% estimam crescimento de até 5%, outros 21% projetam alta entre 6% e 10%, 17% esperam aumento entre 11% e 20%, enquanto 13% acreditam em crescimento de até 50%. Apenas 3% projetam aumento acima de 50%. Para 21% dos entrevistados, o faturamento deve permanecer estável, e 3% apontam queda. Segundo a Abrasel, 1% das empresas não existiam no Carnaval de 2025, o que impacta a base de comparação.

 

O levantamento também indica que o setor encerrou 2025 com sinais de recuperação financeira. Em dezembro, 52% das empresas operaram com lucro, enquanto 26% registraram estabilidade e 22% tiveram prejuízo. Na comparação entre dezembro e novembro, 58% dos estabelecimentos baianos registraram aumento no faturamento, 24% mantiveram estabilidade e 18% apontaram queda.

 

Em relação aos preços, a inflação ainda pressiona o setor. De acordo com a pesquisa, 30% dos estabelecimentos não conseguiram reajustar os preços nos últimos 12 meses. Outros 55% realizaram reajustes conforme ou abaixo da inflação, enquanto 15% reajustaram acima do índice inflacionário, no período entre janeiro e dezembro de 2025.

 

Para o presidente da Abrasel na Bahia, Leandro Menezes, o cenário reforça o otimismo dos empresários para o início de 2026. “Salvador encerrou o ano em alta no turismo, com intensa movimentação de visitantes. Nesse cenário, os empresários estão otimistas e projetam um faturamento maior em relação a 2025”, afirma.


 

Crédito das Fotos

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil


Assessoria de Comunicação da ABRASEL/BA LABORATÓRIO DA NOTÍCIA

 
 
 

Comentários


© 2035 por Laboratório da Noticia. Orgulhosamente criado com Wix.com 

  • Instagram
bottom of page